Na Semana do meio ambiente de 2011, nossa escola participou do 2º concurso e desfile de roupas recicláveis no dia 03/06, que tinha como criterio "reutilizar, reciclar e evitar desperdício de materiais".
A aluna Brenda dos Santos Silva representou a escola desfilando com a roupa de "ESPANHOLA", que garantiu o 2º lugar.
27 outubro 2011
27 de outubro Dia Nacional do Combate ao Câncer Ginecológico
03 outubro 2011
ALUNOS DE DANÇA E FLAUTA/CORAL DO PROJETO “MAIS EDUCAÇÃO” FAZEM UMA BELÍSSIMA APRESENTAÇÃO NA UNOPAR
Sexta feira dia 23/09 os alunos das oficinas de dança e flauta/coral fizeram uma bela apresentação de abertura do “Dia da Responsabilidade Social”na UNOPAR (Polo Jaú), mostraram várias músicas e uma coreografia bem criativa, alunos e professores da faculdade aplaudiram em pé! Parabéns às professoras Lidia Souza Antonio(Flauta/Coral) e Kellen Cristina Sacutti(Dança).
28 setembro 2011
Jornal da Escola (atividade desenvolvida pelos 5°s anos-conteúdo do material Pueri Domus)
Jornal Maria Magalhães.
Mundo Jovem
Você se preocupa com o seu peso?
Aqui estão algumas dicas para você!
Esconderijo Gorduroso...
Por trás da aparência ás vezes LIGHT, alguns alimentos escondem gordura.
Confira a seguir alguns itens que camuflam porções oleosas:
Biscoito Água e Sal
Uma unidade (7g) |
Quantidade de gordura 1grama, então nada de devorar um pacote inteiro. |
40% menos calorias
Os brasileiros consomem em média 2000 calorias por dia. Uma redução de 40% desse total (800 calorias) já promove a perda de peso.
Esse montante é equivalente:
2 pedaços de bolo de chocolate |
2 pedaços de pizza quatro queijos |
2 pacotes pequenos de pipoca |
1 cheese bacon |
1 prato de feijoada |
1 porção de amendoins |
Tabela retirada da revista Veja
Edição 2233 – Ano 44 n°36
Textos feitos pelas alunas do 5° ano A
Ingrid, Tauana, Brenda, Nicole e Stefani
O Jornal Entrevista
Os alunos do 5º ano A entrevistaram a professora Rute Daniela, para assim conhecermos um pouco mais dos funcionários da nossa escola.
Como é seu nome completo?
Rute Daniela Grandesco Cucato.
Você gosta da sua profissão?
Sim
Você tem muita dificuldade para ensinar seus alunos?
Não
Qual escola você freqüentou em sua infância?
Lopez Rodrigues e Tolentino, as duas escolas são públicas.
Você gosta dos seus alunos?
Eu adoro!
Você tirava nota boa nas provas?
Muitas, pois eu era estudiosa.
O que você acha que deve acontecer para melhorar as notas de seus alunos?
As crianças devem ser mais responsáveis com seus estudos.
Há quanto tempo você trabalha nessa escola?
Faz 11 anos
Se você não fosse professora qual profissão você gostaria de ter?
Veterinária
Foi difícil se formar para ser professora?
Entrevista feita pelos alunos; Franciele,Naira,Geovana,Débora, Leonardo Rafael e Murilo.
Foto: Professora Raquel Salvador
O 5º ano ajuda você escolher boas opções de diversão!
Filmes
Jaú Shopping apresenta um novo filme “Conam” – O Bárbaro em 3D.
Ação, Dublado, Censura: 16 anos. Refilmagem do Cult “Conam, o Bárbaro”, estrelado por Arnold Schwarzenegger nos anos de 1980, baseado em personagem de historias em quadrinhos. Na trama, menino escravo testemunha o assassinato dos pais.
Indicação de filmes para crianças
Os Smurfs – Animação
Dublado. Censura: livre.
Após muito tentar, mago Gargamel enfim consegue expulsar os Smurfs de sua pacata vila. Com isso, ele deixam o mundo mágico e aparecem em plena nova York, mais exatamente no central park. É lá que papai Smurfs
Agitando Jahu!
No mês de setembro e outubro nossa cidade estará recebendo alguns shows:
Para a criançada tivemos o show dos palhaços Patati e Patatá. Para os jovens no dia 01/10/11 teremos o show do Luan Santana.
Para aqueles que não podem gastar muito dinheiro uma dica é ficar em casa e assistir o Rock in Rio.
Texto feito pelos alunos: Wellington Gabriel Bargas Perez, João Vitor Pires de Camargo Lourenço, Khayan Vinicius Castilho,Leonardo Rodrigo Saborito Rocha,João Vitor Viegas de Lima
Gente Importante
Os alunos dos 4° anos estiveram com o deficiente visual e Gerente da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú, Estevam Rogério da Silva, foi muito legal, ele respondeu o que a gente perguntou contou a aluna Larissa, o Estevam explicou a importância da acessibilidade, disse ainda a aluna Ana Carolina
Ele explicou também que nasceu com essa deficiência, Falou que é muito difícil, disse ainda que alguns produtos não são adaptado mas melhoraria se fosse como os vidros de shampoo e condicionador.
Contou ainda, que como é professor de música não possui cão guarda, que prefere usar um tipo de bengala, pois o cão poderia atrapalha-lo.
Tivemos essas informações com as alunas do 4º ano Ana Carolina Pinto, e Larissa da Silva Sampaio. Elas nos contaram também que aprenderam que é muito difícil ser deficiente visual e o mais difícil ainda é as pessoas preconceituosas
Texto feito pelos alunos do 5° ano Felipe, Lucas, Yuri, Sergio, Leonardo
05 setembro 2011
Pesquisa
Foram coletadas 110 entrevistas anônimas, respondidas por pais e alunos, antes dessa entrevista foi divulgada para a comunidade o endereço do blog para visitas e comentários.
As perguntas não tinham alternativas e tentamos manter as palavras usadas pelos entrevistados.
As entrevistas respondidas aqui no blog não entraram nos números dos gráficos, e a maioria são de professores e funcionários da escola.
Obrigada pela participação!
As perguntas não tinham alternativas e tentamos manter as palavras usadas pelos entrevistados.
As entrevistas respondidas aqui no blog não entraram nos números dos gráficos, e a maioria são de professores e funcionários da escola.
Obrigada pela participação!
30 agosto 2011
Pesquisa com pais, professores e funcionários:
22 agosto 2011
Centro de Estudos do Universo - CEU
O Centro de Estudo do Universo, localizado no município de Brotas (SP), foi o local onde as turmas dos 5ºs anos se encantaram com as ciências que estudam o céu e os astros.
O tema faz parte da grade curricular e sob a orientação das professoras Raquel de Paula Salvador e Juliana Cristina Ribeiro dos Santos, os alunos conheceram e se divertiram no planetário, no observatório, na base de lançamento de mini-foguetes e na gruta cheia de mistérios (científicos).
Texto: Fernanda Élle
Festa Julina Em Nossa Escola
Além das lindas apresentações de nossos alunos do Infantil e Fundamental, teve barraca de brincadeiras e de comidas.
Agradecemos a presença de todos !!!
18 agosto 2011
Apresentação
O CMEI do Pedro Ometto, fez uma linda apresentação com as turmas do Jardim I das professoras Keli e Patrícia, após desenvolverem atividades relacionadas ao Tema: Circo
Aula LEGO
Outro exemplo do uso da lousa digital
A professora Juliana pesquisou com os alunos os tipos de teatros.
Na Unidade intitulado "O teatro em cena" do Material Pueri Domus, pesquisou com seus alunos a história do teatro e através de vídeos na internet as crianças puderam conhecer diferentes tipos, como o teatro de sombras, de bonecos, de ópera, além de peças teatrais no Brasil. Foi interessantíssimo porque os alunos desvendaram um universo até então desconhecido e simultaneamente desenvolvendo a linguagem oral e escrita.
Tentei mostrar aqui dois exemplos de aulas em que a lousa digital e a internet fizeram toda a diferença, mas podemos lembrar ainda o quanto facilita na disciplina de geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites com o Google Maps ou Google Earth, nas aulas de ciências para apresentar o corpo humano, como relato das professoras de nossa escola.
Estamos cientes da importância dessa ferramenta e estamos trabalhando para que as sete lousas digitais sejam exploradas em todo o seu potencial, tornando uma grande aliada dos professores, elevando assim, a qualidade do ensino oferecido em nossa escola.
Lousas Digitais
Em nossa escola na EMEF "Professora Maria de Magalhães Castro", os docentes já sentiam a necessidade de uma ferramenta de trabalho com uma tecnologia moderna capaz de chamar mais a atenção das crianças no seu processo de construção do conhecimento.
Com a chegada das lousas digitais, a escola providenciou um roteador para os professores além de usarem o software das lousas, utilizarem também a internet para aproveitar o amplo campo de pesquisas que a web oferece.
A professora Raquel Salvador do 4º ano ao desenvolver a Unidade 2 do Material Pueri Domus intitulado "Banca de Revistas", os alunos através da internet tiveram a oportunidade de pesquisar o acervo digital da Revista Veja, analisando as edições antigas, os tipos de propagandas, os artigos, etc., constatando toda a evolução desse material gráfico, além de aprofundar seus conhecimentos desse portador (revista) e as peculiaridades de seus textos.
Na foto a professora está analisando as edições antigas.
Projeto "Mais Educação"
Alunos do Mais Educação que ganharam o primeiro lugar do concurso de dança.
Sob a coordenação da professora Andrea Carrara e da professora de dança Kellen Sacutti, os alunos da oficina de Dança, fizeram bonita apresentação, que encantaram o publico no concurso "Descobrindo Novos Talentos", promovido pelo FUSS no dia 18/10/2010.O Programa Mais Educação mantém cem alunos de nossa escola em período integral com atividades diversas no contrarurno escolar.
Patrono da escola
A professora Maria de Magalhães Castro, filha de Mário Ferraz de Magalhães e Alda A. Prado Magalhães, nasceu em 21/04/1922 em Bica de Pedra, atual Itapuí.
Fez seus estudos no Colégio São José, de Jaú, onde se diplomou professora em 1941, pela Escola Normal Livre dessa instituição.
Nomeada substituta efetiva do Grupo Escolar "Dr. Domingos de Magalhães", em Jaú, logo a seguir lecionou nas Escolas Mistas Municipais da Fazenda Riachuelo e Estação Pacheco (Jaú).
Em maio de 1945 foi nomeada por concurso para a Escola Mista de 1º estágio do "Bairro Campinho" município de Itapuí, onde residiu desde o seu casamento com o professor Lioty Toledo de Castro em 1946, até 1948, quando foi removida para o G.E. "Manuel Rodrigues Ferreira", na cidade de Itapuí.
Removeu-se em 1951, para o G.E. de "Lauro Penteado", em Coroados - D.E. de Araçatuba - lá permanecendo até sua remoção, em fins de 1952, para o G.E. "Major Prado", em Jaú. Neste estabelecimento especializou-se como professora de 1ª série, alfabetizando quinze turmas de crianças, até sua aposentadoria em agosto de 1968.
Faleceu em Jaú em 8 de agosto de 1983.
Fez seus estudos no Colégio São José, de Jaú, onde se diplomou professora em 1941, pela Escola Normal Livre dessa instituição.
Nomeada substituta efetiva do Grupo Escolar "Dr. Domingos de Magalhães", em Jaú, logo a seguir lecionou nas Escolas Mistas Municipais da Fazenda Riachuelo e Estação Pacheco (Jaú).
Em maio de 1945 foi nomeada por concurso para a Escola Mista de 1º estágio do "Bairro Campinho" município de Itapuí, onde residiu desde o seu casamento com o professor Lioty Toledo de Castro em 1946, até 1948, quando foi removida para o G.E. "Manuel Rodrigues Ferreira", na cidade de Itapuí.
Removeu-se em 1951, para o G.E. de "Lauro Penteado", em Coroados - D.E. de Araçatuba - lá permanecendo até sua remoção, em fins de 1952, para o G.E. "Major Prado", em Jaú. Neste estabelecimento especializou-se como professora de 1ª série, alfabetizando quinze turmas de crianças, até sua aposentadoria em agosto de 1968.
Faleceu em Jaú em 8 de agosto de 1983.
Localização
EMEF "Professora Maria de Magalhães Castro"
Endereço: Avenida Comendador José Maria de Almeida Prado, nº 603
CEP 17.212-586
Jardim Pedro Ometto - Jaú - São Paulo
Endereço: Avenida Comendador José Maria de Almeida Prado, nº 603
CEP 17.212-586
Jardim Pedro Ometto - Jaú - São Paulo
EMEF " Profª Maria de Magalhães Castro"
A EMEF "Professora Maria de Magalhães Castro" foi criada através do Decreto Municipal nº 5.207 de 25/11/2004. Anteriormente à sua criação esta denominação se dava ao Centro Municipal de Educação Infantil, hoje denominado CMEI do Jardim Pedro Ometto.
O início de funcionamento da referida escola se deu no ano letivo de 2005, por meio do Ato de Autorização de funcionamento conforme D.O.E. de 15/07/2005, através de Convênio de Parceria Secretaria de Estado de Educação e Prefeitura Municipal de Jaú.
A mantenedora da escola é a Prefeitura Municipal de Jaú, localizada à Rua Paissandu, 444, Jaú, São Paulo.
Atualmente a escola conta com 275 alunos no ensino fundamental e 49 alunos na Educação Infantil, dezenove professoras, uma estagiária, uma coordenadora pedagógica, uma coordenadora de projetos, uma diretor e oito funcionários de apoio, prestando serviços para a Emef e Cmei ao mesmo tempo.
Assinar:
Postagens (Atom)